Na Rua Ferreira de Castro, mesmo ao lado da entrada do Municipal da Boavista, na garagem do Sr Américo, Pai do nosso querido Amigo José Carlos, iniciavam-se as primeiras emissões experimentais ! Fantástica a forma como esses jovens da altura tiveram a coragem e a confiança de começar a estruturar o que hoje leva bem longe o nome de Castelo de Paiva ! Muitos foram aqueles que gratuitamente contribuíram para o crescimento desta estação . É certo e sabido que nos anos 90 houve uma proliferação de rádios locais mas muitas não conseguiram aguentar a pedalada face às dificuldades económicas , e pouco a pouco, foram absorvidas por grupos de mídia mais fortes !
A nossa radio tornou-se uma companhia diária para muita população ! É através dela que os mais isolados, têm no seu dia esta voz amiga a entrar nas suas casas ! Se duvidas existem , ouçam os vários programas desde bem cedo e naturalmente que ficarão bem esclarecidos.
Ultimamente sentimos uma enorme mudança!
Estratégica ou não , a verdade é que aquele poder de informação que sempre estivemos habituados, caiu ! Caiu que até a Rua Professor Egas Moniz perdeu um habitual caminheiro e trabalhador , que diariamente, fazia este percurso para que toda a informação chegasse à população sempre atualizada !
Como alguém dizia “Quiseram calar o Rouxinol !”
Não ! Castelo Paiva não vai deixar cair a Paivense FM e não podemos nem devemos ficar indiferentes à atual situação !
A Rádio é um marco da região e o Município tem a obrigação de saber atribuir o devido valor em matéria de atribuição de subsídios ou pagamento de prestação de Serviços pelos reais valores prestados em prol da sociedade Paivense ! Não basta aproveitar o tempo de antena em alturas de festas para agradecer a presença deste órgão de comunicação social ! É preciso fazer muito mais e sem qualquer sentido de instrumentalização ! Como é possível Gonçalo Rocha , atribuir no uso das suas competências, um valor praticamente semelhante à nossa Rádio como a um jornal, que até faz contra capa com outro município vizinho ?
Temos a obrigação de criar condições para que a nossa Rádio mantenha essa chama bem forte ! No meu horizonte gostava que os contratos anuais de prestação de serviços com possibilidade de renovação fossem bem diferentes e desde que o seu enquadramento legal o permitisse ! Assim como existem muitas associações no nosso concelho com contratos outorgados com o Município de Castelo de Paiva, quer a nível de direito de comodato, quer a nível de direito de superfície que atingem prazos bem alargados , qual a razão de não aplicarmos também medidas semelhantes em matéria de contrato de prestação de serviços com a Rádio ?
Estes profissionais merecem todo o nosso respeito para desenvolverem um trabalho de puro jornalismo ! Não quero e não posso pensar que o poder político possa interferir na nossa comunicação social !
Henrique Damas
- Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
- A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital.
- Tens uma crónica ou um poema? Enviem-nos para info@paivense.pt ou por mensagem em nossa página no Facebook