Logo paivense
Logo paivense

2018 vai trazer aumento nos impostos

Saiba o que vai aumentar no próximo ano!

Transportes

Deixar o carro em casa e andar de transportes públicos pode custar-lhe mais 2,5% em cada bilhete em 2018. No entanto, se tem cartão Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante está com sorte, pois não será alvo destes aumentos.

A boa notícia é que em 2018 todos os alunos, mesmo os que não possuem apoio social, vão ter desconto de 25% no passe de transportes.

O passe sub23 (paraestudantes do ensino superior até aos 23 anos) vai ser alargado a transportes coletivos de passageiros autorizados ou concessionados pelos organismos da administração central e regional, e ainda aos serviços de transporte de iniciativa dos municípios, com um benefício de 23%.

Eletricidade

Farto de faturas altas de eletricidade? Então saiba que este ano as contas vão ser outras. As tarifas vão baixar 0,2% a partir de dia 1 de janeiro aos consumidores domésticos. Ou seja, numa fatura média mensal de 45,7 euros vai baixar cerca de 9 cêntimos.

Gás

Neste setor ainda não se verificam atualizações da tarifa, uma vez que tal só acontece em julho.

Automóveis

No setor automóvel as notícias não são tão agradáveis, já que se verifica um agravamento do Imposto sobre Veículos. Se pensa comprar carro em 2018 saiba que isso lhe pode custar mais entre 2,67 e 900 euros, o que representa uma subida média de 1,4%.

A aumentar, também, 1,4% está o Imposto Único de Circulação (IUC), o antigo ‘selo do carro’.

Portagens

De facto, o governo optou por aumentar o valor pago nas portagens de Portugal. Circula. r nas autoestradas pagas representa um aumento no valor pago em portagens de 1,42% já a partir de janeiro de 2018.

Leite

Consumir leite na sua dieta alimentar não representará em 2018 uma diferença ao final do mês no seu orçamento. Espera-se uma estabilização do setor no próximo ano pelo que não haverá alterações significativas a nível de preços.

Tabaco

Já pensou que 2018 pode ser um bom ano para deixar de fumar? Talvez depois de saber das alterações no preço por maço de tabaco reconsidere a ideia: o Orçamento de Estado para 2018 estima uma subida de até 10 cêntimos por maço de cigarros (simulação realizda pela Deloitte).

Refrigerantes

Em 2018 as bebidas açucaradas vão aumentar cerca de 1,5%.

Telecomunicações

A contrabalançar esta tendência de aumentos, estão as telecomunicações. A Vodafone, Nowo, NOS vão manter os preços no próximo ano. A meo vai manter os valores cobrados mas vai fazer atualizações em alguns tarifários móveis pós-pagos.

Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)

Prédios urbanos: As taxas de IMI vão manter-se entre 0,3% e 0,45%

Prédios rústicos: a taxa aplicável é de 0,8%.

Alguns municípios afetados pelos incêndios decidiram avançar com a isenção de IMI aos imóveis danificados, como no municípios de  Penacova e Góis.

Rendas de casa

Ter casa arrendada significa que vai passar a pagar mais 1,12% de renda. Esta subida é mais do dobro daquela que foi aplicada em 2017, sendo o maior aumento desde 2013.