Logo paivense
Logo paivense

Aldeia de Pias vai desenterrar tradições antigas neste Carnaval

A aldeia de Pias, em Cinfães, vai festejar, durante vários dias, o Carnaval. A festa começa já dia 4 e estende-se até da 13. A primeira festividade é a corrida da comadre, seguida, no dia 11, pelo dia do compadre.

Nesta aldeia os homens juntam-se para criar a comadre e as mulheres o compadre (bonecos feitos de trapos) que serão utilizados para as corridas de Carnaval. Existe a semana da comadre e a semana do compadre.

Na semana da comadre no Domingo os homens saem à rua, de onde as mulheres menos esperam com a comadre, e mostram a boneca que criaram. A partir daí elas têm de correr com o objetivo de a roubar e queimá-la na fogueira.
Na semana do compadre acontece o mesmo mas ao contrário. São as mulheres que saem com o compadre na mão para a rua.

Este evento carnavalesco destina-se a fomentar os laços entre os populares da aldeia que se juntam, não só no dia das iniciativas, como também para preparar o boneco que representa o compadre e a comadre.

Para Pedro Sá, um dos organizadores do evento, esta é uma iniciativa importante e uma tentativa de ” recuperar todas as tradições antigas da aldeia de Pias”.

E os jogos de comadre e compadre já começaram: “Criamos um compadre e uma comadre para jogar (os originais da corrida continuam escondidos). As mulheres começaram por esconder o compadre nas ruas e nos homens a comadre e deixamos uma pista para o sexo oposto procurar. Ontem por exemplo os homens acabaram com os dois escondidos e tiveram de dar duas pistas as mulheres”, contou Pedro Sá.
Para a organização, o mais importante é o “convívio entre os mais jovens e mais velhos, animação e claro melhorar a relação entre vizinhos”.