A obra “Luar da Serra” é inspirada na serra de Montemuro. A história passa-se na aldeia de Vila Boa de Cima, na freguesia de Ferreiros de Tendais. Luísa de Souza é socióloga de formação e marketeer por vocação, empreendedora e visionária, que viu a sua vida mudar drasticamente, tal como acontece a muitos portugueses, devido a um longo período de desemprego. Como tantas vezes sucede, é nos períodos mais conturbados da vida que se descobrem gostos e talentos e, para a autora, o tempo que passa a ter veio desenvolver ainda mais o seu gosto pela escrita, culminando neste “Luar da Serra”. A autora já se encontra neste momento a trabalhar e vive com o seu marido e dois filhos em Palmela, repartindo os seus tempos livres entre a Serra da Arrábida e a Serra de Montemuro.
Sinopse
Assim que Laura entra na pequena aldeia de Vila Boa de Cima, perdida no cimo da Serra de Montemuro, trazendo no seu carro o pouco que possui e tudo o quanto ama, sente a brisa da esperança encher-lhe a alma e sabe que desde que tenha os seus filhos ao seu lado nada mais importa.
Para Sofia, o primeiro vislumbre desta nova realidade para onde é arrastada pela sua mãe é tudo o que não quer e sabe que se certificará que a estadia neste fim do mundo seja o mais curta possível.
O vento da mudança tinha acabado de empurrar ambas para bem longe da vida segura e confortável a que estavam habituadas, em direção a um tornado de emoções e de descoberta delas mesmas.