A rede social de Castelo de Paiva, coordenada pela câmara, iniciou um projeto para a troca de experiências entre as instituições, no apoio à população com deficiência, disse hoje à Lusa o vereador José Carvalho.
“É um novo projeto agregador daquilo que é a parceria desenvolvida pelas nossas instituições, no âmbito de uma área tão específica, como a resposta dada à população portadora de deficiência”, explicou o responsável pelo pelouro da ação social.
Segundo o autarca, pretende-se com este projeto, designado “RIAA”, proporcionar às direções e técnicos das várias instituições um contacto mais regular e uma partilha articulada de experiências, tendo em vista melhorar os cuidados prestados aos utentes.
O autarca disse haver cerca de uma centena de cidadãos portadores de deficiência, de várias idades, que são acompanhados no âmbito da rede social do concelho, e que têm também neste projeto a oportunidade de conviver entre si.
A primeira atividade, intitulada Baile das Flores, realizou-se na quarta-feira, com utentes de todas as instituições, mas regularmente pretende-se organizar outros eventos, ao longo do ano, com os mesmos objetivos.
O autarca disse à Lusa que o novo projeto segue a filosofia de outros que já estão em desenvolvimento no concelho, nomeadamente o “Micas”, que já está consolidado”, e que envolve a população idosa do concelho, no contexto da rede social.
Sobre o “Micas”, José Manuel Carvalho, referiu tratar-se de um projeto que “demonstra a capacidade de as instituições agirem no espírito e no âmbito daquilo que se pretende” na rede social de Castelo de Paiva.
O conceito, reforçou o vereador, é agora replicado no setor dos cuidados prestados na área de deficiência, ou seja, prosseguiu, a capacidade de agregar, “por tipologia de resposta, as várias atividades”, potenciando “um espírito de parceria entre as instituições”, modelo “que tem tido resultados basta positivos”.