Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cientistas revelam quão fria foi a última idade do gelo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ambiente - Cientistas revelam quão fria foi a última idade do gelo

AmbienteCiênciaClima

Cientistas revelam quão fria foi a última idade do gelo

Last updated: 3 Setembro, 2020 9:00
Redação
Share
SHARE

chiaralily / Flickr

A temperatura média global na última idade do gelo, há 20.000 anos, era de cerca de 7,7º C. Embora possa não parecer, esta é uma grande diferença de temperatura.

Uma equipa de investigadores precisou a temperatura da última idade do gelo há 20.000 anos, conhecida como o Último Máximo Glacial. Durante este período, enorme glaciares cobriam cerca de metade da América do Norte, Europa, América do Sul e várias partes da Ásia.

“Temos muitos dados sobre este período porque ele foi estudado durante muito tempo”, diz Jessica Tierney, professora na Universidade do Arizona e autora principal do artigo publicado, na semana passada, na revista científica Nature. “Mas uma questão para a qual a ciência há muito deseja respostas é simples: quão fria era a idade do gelo?”

Tierney e a sua equipa ultimaram que a temperatura média durante este período de tempo era 6º C mais fria do que hoje – cerca de 7,7º C. Durante o século XX, a temperatura média a nível mundial era de 14º C, salienta a Futurity.

Embora possa não parecer uma diferença astronómica, esta é, de facto, uma grande oscilação.

“Na América do Norte e na Europa, a maior parte do norte estava coberta de gelo e extremamente fria. Mesmo no Arizona, houve um grande arrefecimento”, diz Tierney. “Mas o maior arrefecimento ocorreu em altas latitudes, como o Ártico, onde era cerca de 14º C mais frio do que hoje”.

Estas descobertas permitem que os cientistas percebam melhor a relação entre os níveis crescentes de dióxido de carbono na atmosfera e a temperatura média global.

Os investigadores determinaram que a cada duplicação do carbono atmosférico, a temperatura média deve aumentar 3,4º C.

Jessica Tierney

Mapa com diferenças de temperatura em comparação com os tempos pré-industriais. Azul escuro traduz-se em temperaturas mais baixas.

“Os modelos climáticos preveem que as latitudes altas vão ficar quentes mais rápido do que as latitudes baixas”, explica Tierney. “Quando olhamos para as projeções futuras, fica realmente quente no Ártico. Isto é conhecido como amplificação polar. Da mesma forma, durante o Último Máximo Glacial, encontramos o padrão inverso. Latitudes mais altas são apenas mais sensíveis às mudanças climáticas e permanecerão assim no futuro”.

Agora, Tierney pretende conhecer a temperatura média global durante períodos quentes do passado da Terra.

“Se pudermos reconstruir climas quentes do passado, então podemos começar a responder a perguntas importantes sobre como a Terra reage a níveis realmente altos de dióxido de carbono e melhorar a nossa compreensão do que as mudanças climáticas futuras podem acarretar”, explicou a especialista.


TAGGED:AmbienteCiência & SaúdeclimaDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Mistério das sementes pode ser truque comercial (e prejudicar a Saúde Pública)
Next Article Fim dos regimes de vouchers. Agências de viagens têm de reembolsar cancelamentos em dinheiro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Parque Urbano da Bouça vira polo cultural com 24 dias de música e gastronomia em Felgueiras

Felgueiras, Portugal – O Parque Urbano da Bouça, em Felgueiras, prepara-se para acolher uma nova edição da Praça das Artes.…

Câmara de Castelo de Paiva discute modernização e eficiência energética dos Paços do Concelho

A sessão pública, marcada para as 15h00, inclui a atribuição de bolsas…

Investimento brasileiro ao rubro em Castelo de Paiva: Adriana de Abreu Rodrigues analisa o mercado imobiliário no Jornal Paivense

Recentemente galardoada como a melhor angariadora da região de Amarante, o que…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?