Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Fim dos regimes de vouchers. Agências de viagens têm de reembolsar cancelamentos em dinheiro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Fim dos regimes de vouchers. Agências de viagens têm de reembolsar cancelamentos em dinheiro

Economia

Fim dos regimes de vouchers. Agências de viagens têm de reembolsar cancelamentos em dinheiro

Last updated: 3 de Setembro, 2020
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

Neil Cornwall / Flickr

As agências de viagens vão deixar de poder fazer reagendamentos ou emitir vouchers e serão obrigadas a reembolsar em dinheiro os clientes que tiveram as suas viagens canceladas num prazo de 14 dias.

No fim de abril, as agências de viagens deixaram de ter de reembolsar em dinheiro cancelamentos, podendo emitir vouchers ou fazer reagendamentos, uma medida que pretendia fazer face aos impactos da covid-19.

O jornal Público avança esta quinta-feira que as agências de viagens vão ter de voltar a reembolsar em dinheiro. Em causa está o término de um regime de exceção que vigorava desde abril e que permitia às agências emitir vouchers ou fazer um reagendamento de viagens entre 13 de março e 30 de setembro, devido aos impactos diretos que a pandemia teve na tesouraria das empresas do setor.

A alteração a este artigo n.º 3, que previa a medida extraordinária, ainda não foi publicada em Diário da República, mas entrará em vigor um dia depois, sendo aplicada a viagens marcadas a partir dessa data.

“As viagens organizadas por agências de viagens que sejam canceladas, mesmo que devido à covid-19, conferem ao consumidor o direito a ser reembolsado pelo valor pago, no prazo de 14 dias”, adiantou fonte oficial do Ministério da Economia, em declarações ao mesmo jornal.

Os vouchers e reagendamentos que foram registados desde abril até esta mudança na lei podem ser aplicados até ao final de 2021. Nessa altura, caso o consumidor não tenha usufruído das alternativas, terá direito ao valor em causa num prazo de 14 dias com o risco coberto pelo fundo de garantia de viagens e turismo.

Relativamente ao artigo 4.º, que diz respeito ao cancelamento de reservas em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local, fonte oficial do Ministério da Economia disse ao Público que este não irá mudar, “uma vez que não existia legislação específica pré-covid sobre esta questão”.

As companhias aéreas, como a TAP, nunca foram abrangidas por este regime de exceção, tendo ficado obrigadas a pagar em dinheiro. Porém, em julho, Bruxelas solicitou uma investigação das autoridades portuguesas à TAP relativamente à salvaguarda dos direitos dos passageiros, após terem chegado a Bruxelas queixas sobre alegada imposição de vales, em detrimento de reembolsos, e prestação de informações enganosas.


Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaGovernoNacionalViagens
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cientistas revelam quão fria foi a última idade do gelo
Next Article Governo de Costa queria conhecer a auditoria. Agora, Centeno recusa divulgá-la
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

plantation with green crops growing in agricultural farm

Circular agrícola alerta para avanço de doenças e pragas e reforça medidas de prevenção nas culturas

Aviso agrícola de 24 de agosto chama a atenção para problemas na vinha, citrinos, pomóideas, hortícolas e plantas ornamentais

Castelo de Paiva integra rede de transporte a pedido Liga a partir de 1 de setembro

Castelo de Paiva, Portugal – A partir do primeiro dia de setembro,…

Parque de Lazer de Mourilhe recebe o Douro Green Fest dentro de uma semana

Cinfães, Portugal – Cinfães prepara-se para uma alteração significativa no seu calendário…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?