A antiga escola primária de Bustelo ganhou uma nova vida e volta a estar ao serviço da comunidade. A Câmara Municipal transformou aquele edifício na Aldeia Comunitária de Bustelo, cuja inauguração aconteceu no domingo, dia 4 de dezembro, numa tarde solarenga, marcada pelo convívio, partilha e união. Mais um investimento do Município a pensar na dinamização daquela aldeia situada em plena Serra de Montemuro e no combate à solidão e ao isolamento social.
A obra contemplou a recuperação e ampliação da escola para instalações de apoio ao centro comunitário e a instalação de uma sala ampla multifunções, preparada para acolher iniciativas de caracter social, cultural e educativo e pensada para vários públicos, desde as crianças até às pessoas mais idosas. O edifício conta ainda com uma cozinha e wc’s. No exterior foi construído um minicampo de jogos (com valências futebol, basquetebol, andebol e voleibol), um espaço de jogos tradicionais, bancada/anfiteatro ao ar livre, bem como um espaço de mesas e churrasqueira.
Este equipamento, inserido num local de passagem de diversos percursos pedestres da Serra do Montemuro e Vale do Bestança, está também preparado para ser um local de repouso e convívio dos caminheiros e turistas montemuranos.
A obra, que representa um investimento superior a 167 mil euros, insere-se no programa de requalificação e revitalização de aldeias e foi apoiada pelos fundos comunitários PDR 2020.