A Associação para a Defesa do Vale do Bestança promove no próximo sábado, dia 9 de abril, uma caminhada no Vale do Bestança. A saída está marcada às 9h30, no lugar do Urgal em Tendais. A iniciativa é aberta a sócios e não sócios. Os interessados devem efetuar a inscrição até ao dia 4 de abril através do email geral@bestanca.com.
No site da organização podemos encontrar as seguintes informações:
Após longo interregno, devido à pandemia Covid 19, voltamos às caminhadas no Vale do Bestança. E nada melhor do que fazê-las coincidir com a primavera, que no Bestança é particularmente bonita. Andaremos a meia encosta, com o vale profundo, agora mais viçoso, sempre em vista.
Programa
- 9H30: Concentração no Urgal ( em Tendais, junto ao restaurante Mira Serra );
- 9H30: Transporte em autocarro até à Vila de Cinfães;
Percurso: Vila de Cinfães – Travassos – Vila Viçosa – Marcelim ( almoço em autonomia; desfrute do Posto de Observação da Natureza ) – Mourelos – Sá – Casais – Vale dos Covais – Meridãos ( fim do percurso).
No final, haverá jantar ( opcional: preço +/- 17,50€ ) no restaurante Mira Serra, devendo cada participante fornecer indicação aquando da inscrição na caminhada.
Dados Técnicos
- Percurso linear;
- Extensão: 20 – 22 km;
- Altitude: 360m a 920m;
- Dificuldade: Média/Alta;
Passaremos por caminhos íngremes, escorregadios e, nalguns trechos, com água corredia nos lajedos.
Os participantes devem trazer almoço; botas impermeáveis, roupa adequada ao estado do tempo. Não há transporte de mochilas.
Esta caminhada não é recomendada a quem não estiver em boa forma física, dada a extensão e sinuosidade da mesma.
P.S. Os participantes devem inscrever-se via email para geral@bestanca.com até cinco dias antes ( dia 4 de abril 2022 ) da data indicada para a atividade, devendo fornecer nome completo, número de cartão de cidadão e data de nascimento para efeitos de celebração de seguro de acidentes pessoais.
A não inscrição atempada determina a não participação nesta iniciativa.
Caminhada aberta a sócios e não sócios. Os participantes assumirão o custo de seguro*.
Esta não é uma iniciativa com intuito lucrativo nem profissionalmente organizada, antes um grupo de caminheiros que se orientam pelas indicações acima em ordem a melhor conhecerem o Vale do Bestança.
Os participantes devem observar as regras ainda em vigor por causa da Pandemia Covid 19.
* A ADVB solicitou ao Município de Cinfães a celebração de seguro de acidentes pessoais ( contrato de grupo ) para iniciativas como as deste género. Caso se concretize ( aguardamos decisão ), não haverá custos de seguro para os inscritos.