Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Habitação mantém sinais positivos no primeiro semestre, com mais crédito e fogos licenciados
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Habitação mantém sinais positivos no primeiro semestre, com mais crédito e fogos licenciados

Economia

Habitação mantém sinais positivos no primeiro semestre, com mais crédito e fogos licenciados

De acordo com os dados da AICCOPN, o consumo de cimento atingiu 2,084 milhões de toneladas até junho, mais 5,9% do que no mesmo período de 2025.

Last updated: 1 de Setembro, 2026
Redação/Paivense
Share
3 Min Read
© freestockcenter
SHARE

O mercado da habitação apresentou uma evolução desigual no primeiro semestre de 2026. Enquanto o número de projetos licenciados recuou, o número de novos fogos autorizados pelas autarquias aumentou, acompanhado por uma subida do crédito à habitação e pela valorização dos imóveis.

De acordo com os dados da AICCOPN, o consumo de cimento atingiu 2,084 milhões de toneladas até junho, mais 5,9% do que no mesmo período de 2025. O indicador, associado à atividade da construção, manteve assim uma trajetória positiva durante os primeiros seis meses do ano.

No licenciamento habitacional, foram contabilizados 9.836 projetos de construção e reabilitação até junho. O número representa uma redução homóloga de 6,9%. Apesar desta quebra, a quantidade de novos alojamentos licenciados evoluiu em sentido contrário.

Ao todo, foram licenciados 22.216 fogos em construções novas, mais 4% do que no período homólogo. Ou seja, apesar de existirem menos projetos licenciados, os processos que avançaram contemplaram um número superior de habitações.

O financiamento acompanha esta dinâmica. Nos primeiros seis meses do ano, o novo crédito à habitação, excluindo operações de renegociação, atingiu 12.153 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 11,3% face ao mesmo período de 2025.

Também os valores das avaliações bancárias continuaram a subir. Em junho, o valor mediano da habitação aumentou 16,6% em termos homólogos. Os apartamentos registaram uma valorização de 18,3%, enquanto nas moradias o crescimento foi de 15,2%.

Norte destaca-se no licenciamento de novas habitações

Na Região Norte, os indicadores assumem uma expressão particularmente relevante. Nos 12 meses terminados em junho, foram licenciados 20.403 fogos em construções novas, mais 17% do que os 17.401 alojamentos registados no período homólogo.

Entre os fogos licenciados na região, 26% correspondem a tipologias T0 ou T1, 31% a T2, 37% a T3 e 6% a T4 ou superiores.

Os dados disponíveis até 16 de agosto mostram, assim, um mercado habitacional marcado por tendências distintas: menos projetos licenciados, mas mais fogos novos, maior volume de financiamento e uma valorização expressiva dos imóveis.

TAGGED:Castelo de PaivaCinfãesenquantoevolução desigualfogos licenciadoshabitação apresentouhabitação mantémmais créditoMercadonúmeropaivensePortugalprimeiro semestreregiãosinais positivos
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Câmara Municipal de Cinfães divulga listas provisórias para atribuição de 40 habitações
Next Article Cresce o número de avisos nas redes sociais sobre o risco de crianças em parques públicos em Portugal
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva acolhe segunda edição do desafio de BTT Iron Rider em setembro

. O evento, que se estreou no calendário desportivo local em 2025, reafirma a aposta do município na dinamização do…

aerial view of green mountains and lake under blue sky during daytime
CIM do Tâmega e Sousa centraliza gestão municipal através de nova plataforma digital

Ferramenta tecnológica conecta 11 municípios e permite cruzar dados em tempo real…

Novo mestrado prepara professores para o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

O mestrado foi estruturado com o objectivo de preparar professores para uma…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?