Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Mais de duas mil máquinas multibanco “desaparecem” em 10 anos
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Mais de duas mil máquinas multibanco “desaparecem” em 10 anos

Economia

Mais de duas mil máquinas multibanco “desaparecem” em 10 anos

Last updated: 20 de Novembro, 2019
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

Mário Cruz / Lusa

Mais de duas mil caixas multibanco desapareceram em Portugal nos últimos 10 anos, existindo agora 11.569 caixas automáticas. Os números foram avançados esta terça-feira pelo Banco de Portugal e divulgados pela agência Lusa.

De acordo com os números apontados, em 2008, havia 13.637 caixas automáticas, que passaram para 11.569 em 2018, ou seja, menos 2.068.

O ano em que houve mais caixas multibanco foi em 2010, quando havia 14.614. Se as contas forem feitas face a esse ano, a queda até 2018 foi superior a 3.000 caixas de levantamento automático (conhecidas vulgarmente em Portugal por caixas ‘multibanco’, por esta ser a rede mais representativa no país).

Em sentido contrário à queda das caixas, tem aumentado o número de terminais de pagamento automático, que eram 322.336 em 2018, mais 40 mil do que em 2010.

Já face a 2000, o número de terminais de pagamento automáticos (que existem habitualmente nas lojas, que permitem pagar bens e serviços com cartão bancário) triplicou, já que nesse ano eram poucos mais do que 106 mil.

A exceção foram os anos de 2011, 2012 e 2013, em que estes terminais diminuíram, o que o Banco de Portugal relaciona com “os efeitos da crise [que] se poderão ter feito sentir no número de estabelecimentos comerciais”.

Segundo o banco central, Portugal continua acima da média da zona euro tanto no número de terminais de pagamento automático como no número de caixas multibanco, na comparação face a um milhão de habitantes.

O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira as séries longas do setor bancário português 1990-2018, a qual a partir de agora será atualizada anualmente. Estes dados contêm indicadores como número de agências bancárias (incluindo por regiões), trabalhadores bancários, assim como valores de lucros, capital próprio ou empréstimos.

Fonte: ZAP

TAGGED:Banco de PortugalEconomia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article OE2020. Bruxelas volta a avisar Portugal para risco de incumprimento
Next Article Primeiro posto de carregamento elétrico é inaugurado em Castelo de Paiva
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva reúne-se a 26 de setembro

Salão Nobre acolhe sessão ordinária com contas, orçamento e designações em agenda

Cinfães inaugura Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto com nova pista de atletismo

CD Cinfães recebe o Leixões SC na Taça de Portugal para marcar…

Frota elétrica de Penafiel atinge 50% e corta 765 toneladas de emissões de CO2 por ano

Nova central de carregamento em Novelas permite retirar garagem pesada do centro…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?