Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Ricardo Salgado proibido de voltar a ser banqueiro até 2028
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Ricardo Salgado proibido de voltar a ser banqueiro até 2028

Economia

Ricardo Salgado proibido de voltar a ser banqueiro até 2028

Last updated: 27 Maio, 2020 18:00
Redação
Share
SHARE

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado está proibido de assumir cargos de topo em instituições financeiras até 2028, determina uma decisão do Tribunal Constitucional. Amílcar Morais Pires fica impedido de o fazer até 2021.

O Tribunal Constitucional (TC) chegou a uma decisão judicial, não recorrível, que proíbe Ricardo Salgado de voltar a ser banqueiro até 2028. Amílcar Morais Pires, por sua vez, foi proibido de exercer novas funções numa instituição bancária até 2021, avança o Expresso.

Esta terça-feira, o TC rejeitou um segundo recurso de Ricardo Salgado relativamente à coima de 3,7 milhões de euros determinada pelo Banco de Portugal, devido a atos de gestão ruinosa no Banco Espírito Santo (BES). A multa diz respeito à gestão levada a cabo ainda antes de o banco ter sido resolvido, em agosto de 2014.

Esta foi a primeira vez que houve uma condenação confirmada por atos de gestão ruinosa.

“(…) A decisão recorrida corre inequivocamente no sentido da não verificação do referido elemento do ‘desfavor’ para o arguido (o qual seria indispensável para que pudesse considerar-se preenchido, em relação a esta questão, o pressuposto da ratio decidendi), sendo que, perante os elementos emergentes dos autos, o único exercício capaz de conduzir a uma conclusão diferente seria o de o Tribunal Constitucional substituir agora uma sua própria leitura desse estrito problema de direito ordinário à leitura que foi abertamente acolhida pelo tribunal a quo. Por razões abundantemente expostas e consabidas, isso não pode ocorrer”, pode ler-se no acórdão.

A decisão do TC incide sobre um pedido de inconstitucionalidade por parte do antigo presidente do BES relativo a uma acusação do regulador da banca sobre gestão ruinosa pela falsificação de contas da Espírito Santo International e esquema fraudulento de emissão de dívida no valor de 1,3 mil milhões de euros, colocada em clientes do BES.

A proibição de assumir cargos de topo em instituições financeiras começa a contar a partir da decisão judicial transitada em julgado, que deverá ocorrer este ano, realça o semanário. Na altura em que terminar a proibição de Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES já terá 84 anos.

Fonte: ZAP

TAGGED:BancaBESDestaqueEconomiaJustiçaRicardo Salgado
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Apoios a microempresas esgotaram. Governo pondera criar uma nova linha
Next Article Um em cada cinco jovens perdeu o emprego com a pandemia
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Maria Luísa Pais Lima, desaparecida em Pedorido, foi encontrada sem vida no rio Douro

As autoridades não prestaram mais detalhes sobre as circunstâncias do caso.

man playing soccer game on field
Região Norte acolhe as finais nacionais da Fundação Inatel no final de junho

O culminar da época desportiva reúne atletas de todo o país para…

Homem de 24 anos detido por tráfico de droga em Penafiel após operação da GNR

As autoridades apreenderam avultada quantia em dinheiro e diversos produtos estupefacientes durante…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?