Com toda a pandemia do Covid-19, que tem abalado todo o Mundo, foi feito um estudo acerca do efeito das máscaras assim como a sua eficácia, nomeadamente na proteção contra este vírus.
Este estudo revelado agora pela revista científica Nature Medicine, tinha como principal objetivo perceber se com o uso de máscaras cirúrgicas era possível evitar a propagação do novo Covid-19. Assim concluíram que as mesmas não protegem todas as pessoas de ficarem infetadas, contudo ajudam a dificultar a propagação uma vez que ajudam a evitar que pessoas já doentes infetem outras.
Quanto às máscaras de algodão os investigadores afirmam que podem não ter o mesmo efeito das anteriores, contudo ajuda mais se as usar do que não usar. Neste tempo de desespero, em que vários países têm visto os números a crescer de forma exponencial, os especialistas indicam até que convém usar uma máscara de algodão ao invés de não usar nada.
Em Portugal, as autoridades de saúde, ainda só recomendam o uso de máscaras por profissionais de saúde e doentes, no entanto, estão a tentar perceber se de facto será ou não mais aconselhável os portugueses usarem máscara quando saírem à rua.