O mau tempo que se fez sentir em todo o país esta madrugada levou à queda de oito postes de transporte de eletricidade na região de Resende, distrito de Viseu, indicou hoje a Rede Elétrica Nacional (REN).
Numa nota enviada à Lusa, a REN esclarece que a acumulação de gelo nos condutores levou à queda das infraestruturas, que causaram danos nos telhados de quatro habitações e de uma capela. A entidade garante que não foram registados quaisquer feridos.
Apesar do incidente, não se verificaram cortes no abastecimento de energia à rede de distribuição.
“A REN […] assegura que estão a ser efetuadas diligências para reparar rapidamente os danos verificados e a prestar todo o apoio aos cidadãos afetados”, lê-se no documento.
O mau tempo provocou hoje falhas no abastecimento de energia elétrica nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu.
Fonte da EDP disse à tarde à agência Lusa que a queda de neve que se registou na região tem “dificultado o trabalho das equipas da EDP”, mas a empresa espera resolver as avarias durante o dia de hoje “se não houver um agravamento das condições climatéricas”.
“Até ao final do dia, com a cooperação da Proteção Civil e da GNR, estimamos concluir todos os trabalhos e conseguir ligar os geradores necessários para abastecer a população afetada”, afirmou.
A empresa deixou ainda um aviso, relativamente à colocação de geradores por particulares, para que sejam instalados em “locais ventilados”, uma vez que “o uso não adequado de geradores pode provocar intoxicações”, deixando também um alerta à população para que “não toque nas linhas elétricas atingidas”.