Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Greve: TSDT agendaram grande manifestação nacional para o dia 21 de fevereiro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Greve - Greve: TSDT agendaram grande manifestação nacional para o dia 21 de fevereiro

GreveNotíciasSaúde Pública

Greve: TSDT agendaram grande manifestação nacional para o dia 21 de fevereiro

Last updated: 19 Fevereiro, 2019 17:40
Redação
Share
SHARE

Insatisfeitos com a publicação do Decreto Lei que regulamento a carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica agendaram, os TSDT uma grande manifestação nacional para o dia 21 de fevereiro.

Em frente à Assembleia da República, em Lisboa, estes profissionais vão exigir aos partidos que cumpram as promessas que têm feito à categoria. “Dos partidos só queremos que cumpram e honrem a palavra, através do apoio já demonstrado às nossas reivindicações e que nos têm sido transmitidas no decorrer deste processo negocial de revisão e regulamentação da carreira” afirma Luís Dupont, Presidente do STSS. 

De acordo, com as últimas informações veiculadas pelo Ministério da Saúde, a regulamentação da carreira de técnico superior de diagnóstico e terapêutica agora promulgada irá permitir que cerca de 5500 profissionais passem a auferir uma remuneração base de 1201,48 euros, transitando de uma remuneração mínima de 1020,06 euros, mas de acordo com o presidente do STSS isto é falso. 

“Com este diploma, todos os colegas que agora vão transitar para a primeira posição remuneratória, 1200 euros, ou seja 75% dos colegas, independentemente dos anos que tenham de serviço prestado, e da remuneração base que agora aufiram, TODOS vão perder os pontos restantes que possuem resultantes do processo de avaliação anterior a transição” lamenta o Presidente do STSS. Reforçando, “não aceitamos, de forma nenhuma, que o passado profissional e os anos de serviço de cada TSDT na carreira e no SNS sejam apagados, colocando todos na base da nova grelha salarial sem qualquer diferenciação e contabilização dos anos, criando situações de injustiça gritantes”.

Manifestação dos TSTD

Os TSDT’s exigem:

  • Alteração ao Decreto Lei aprovado em Conselho de Ministros que visa a transição e grelhas salariais dos TSDT;
  • Transições justas que contemplem TSDT nas 3 (três) categorias da carreira;
  • Ressaltos salariais iguais a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional;
  • O tempo de serviço e a avaliação de desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT releve para efeitos de recrutamento para as categorias superiores e para efeitos de alteração de posição remuneratória;
  • O correto descongelamento das progressões dos TSDT, independentemente do vínculo laboral;
  • Admissão de todos os TSDT cujas necessidades estejam identificadas;
  • Respeito pela autonomia Técnica Científica dos TSDT, com gestão da prestação de cuidados nas suas áreas, quer ela seja estratégica, tática ou operacional, pelos TSDT, através da sua hierarquia própria, sendo devidamente remunerados pelas funções exercidas;
  • Fim de todas as bolsas de horas ilegalmente constituídas, sem o acordo escrito do trabalhador, com o pagamento integral como trabalho extraordinário/suplementar.
  • Sejam considerados e devidamente auscultados as reivindicações dos Sindicatos representantes dos TSDT, para uma efetiva negociação coletiva.
TAGGED:dofollowgreveManifestaçãosaúdeTSTD
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Caretos à solta prometem animar festividades carnavalescas no carnaval mais tradicional de Portugal
Next Article CM de Cinfães vai entregar 79 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Município de Paredes garante apoio em material escolar para alunos do 1º ciclo em 2026

Iniciativa municipal distribui vales para manuais e artigos de papelaria a estudantes carenciados

Amarante recebe selo de quatro estrelas pela dedicação às políticas de juventude

Autarquia foi distinguida durante o encontro nacional realizado em Castro Daire no…

Freguesia de Moure acolheu convívio comunitário para fortalecer laços entre gerações

Iniciativa municipal recuperou o espírito de vizinhança com jogos e gastronomia regional

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?