• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Política

Brasil: bicentenário da independência celebrado no país e em Portugal

Redação Paivense Por Redação Paivense
15 de Agosto de 2022
Reading Time: 7 mins read
A A
0
Brasil: bicentenário da independência celebrado no país e em Portugal
Share on FacebookShare on Twitter

O dia 7 de setembro de 2022 marca o bicentenário da independência do Brasil e, para comemorar esta data, diversas iniciativas culturais acontecem ao longo do ano. As atividades são realizadas em várias cidades do Brasil e em Portugal, que é o país convidado por autoridades brasileiras para promover a ocasião.

O intuito das iniciativas é recordar o processo histórico que conduziu à independência brasileira e destacar o relacionamento entre os dois países ao longo desses 200 anos, buscando formas de fazê-lo perdurar. Os eventos celebram não só o bicentenário da independência, como o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento do escritor José Saramago.

Veja, abaixo, a programação:

Ópera – O doido e a morte

12 de agosto às 19h na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro

Solistas e Toy Ensemble apresentam a ópera de Alexandre Delgado, baseada na peça homônima do escritor português Raul Brandão, “O doido e a morte”. A apresentação inclui uma segunda obra musical de Alexandre Delgado e outra de Heitor VillaLobos.

FESTLIP 2022

Outubro e novembro, no Rio de janeiro

Na edição de 2022 do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (FESTLIP), estarão presentes enfoques à herança cultural portuguesa em um programa multidisciplinar de teatro, música, literatura e debates.

Exposição – A Universidade de Coimbra e o bicentenário da independência

A partir de 7 de setembro na Universidade de Coimbra

A exposição conta com registros da imprensa oitocentista e documentos como a matrícula do primeiro aluno “natural do Brasil” na Faculdade de Leis, em 1579. A mostra, que reúne registros bibliográficos e documentais pré e pós-coloniais da relação centenária entre a Universidade de Coimbra e o Brasil, foi recebida pela cidade de Recife de março a maio deste ano, e parte para Coimbra em setembro.

A iniciativa é da Universidade de Coimbra em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões.

Exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

1º a 30 de setembro no Palácio das Necessidades, em Lisboa

No local em que funciona atualmente o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, é organizada pelo Instituto Diplomático esta exposição que apresenta documentação relativa à independência do Brasil e sua relação com Portugal.

Publicação – D. Pedro II e Portugal

1º de janeiro a 13 de setembro

A publicação do Museu Imperial, com a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses, busca analisar e divulgar os elos que ligavam D. Pedro II a Portugal, a partir de manuscritos e outros itens do acervo do museu localizado em Petrópolis. Parte da documentação que servirá de fonte primária integra o conjunto “Documentos relativos às viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo” (Programa Memória do Mundo Internacional UNESCO, 2013).

História em quadrinhos – Pedro e o Imperador

Setembro, em Brasília; outubro, em Amadora

O volume “Pedro e o Imperador” é o primeiro produto do projeto “Brasil em Quadrinhos”, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em 2019 para promover no exterior a criação brasileira no campo das novelas gráficas.

Projeto 200 anos, 200 livros

7 de setembro

No âmbito do projeto multidisciplinar 200 anos, 200 livros, são produzidos o podcast “200 livros, 200 histórias” e o documentário “200 livros, quantas mulheres?”. O projeto 200 anos, 200 livros é uma iniciativa da Folha de S. Paulo, da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) e do Projeto República, núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir da sugestão de intelectuais, a iniciativa chegou a uma lista de 200 obras literárias para entender o Brasil.

O podcast terá 200 episódios que convidam à leitura de cada um dos livros, com 200 trilhas sonoras originais. As análises serão narradas por vozes conhecidas da língua portuguesa e acompanhadas pela música que o maestro Pedro Teixeira da Silva Campos especialmente para o efeito.

Já o documentário provoca uma reflexão sobre o papel da mulher na literatura e na sociedade brasileiras. Produzida em 4K, a obra aborda as mulheres curadoras e as mulheres escritoras.

Outras iniciativas

Tendo Portugal como convidado de honra do evento, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorreu em julho, entrou para as celebrações com um pavilhão de extensa programação literária, cultural, turística e de negócios organizada para promover a imagem de Portugal e suas relações com o Brasil.

Entre o mês de janeiro e julho, os eventos se estenderam por diversas cidades do país, chegando a ultrapassar fronteiras.

Composta por oito veleiros, a Expedição Lusitânia partiu de Lisboa no dia 3 de abril e chegou ao Rio de Janeiro em meados de junho, após passar pelas Ilhas Canárias, na Espanha, por Cabo Verde, e por Fernando de Noronha e Recife, no Brasil. O objetivo foi reproduzir da forma mais fiel possível o trajeto empreendido no ano de 1922 por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, quando realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. No âmbito da chegada da expedição ao Brasil, foi realizado também o espetáculo de fado Kátia Guerreiro, em julho deste ano.

“A Música da Independência”, espetáculo realizado no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e na Embaixada do Brasil em Paris, incluiu obras de D. Pedro e dos principais compositores do período editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras.

De maio a julho, São Paulo recebeu a exposição “Sankofa – A África que te Habita”, que apresentou a expedição do fotógrafo Cesar Fraga por nove países de África – Angola, Benim, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria, Senegal e Togo –, percorrendo cidades protagonistas do tráfico de escravos para o Brasil.

“Vinhos de Portugal”, em junho, contou com a presença de produtores de vinho e dos melhores enólogos portugueses no Rio de Janeiro. O objetivo foi divulgar os vinhos nacionais junto de peritos, influenciadores, artistas, personalidades de diversas áreas, autoridades brasileiras e a comunidade luso-portuguesa.

No mesmo mês, em Lisboa, a conferência “Brasil-Portugal: perspetivas de futuro” dedicou-se às relações atuais e à sua importância para o futuro dos dois países que partilham a mesma língua e fortes laços históricos e culturais.

As demais iniciativas incluíram a instalação de um Galo de Barcelos em Salvador e o lançamento da publicação do Museu Nacional, “História do Museu – Passado, Presente, Futuro”.

Por ocasião da data, ainda foram organizadas outras publicações. É o caso do livro “As Singularidades da Independência do Brasil”, que reúne ensaios inéditos de quatro autores brasileiros e três portugueses. A obra foi editada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em coedição com a Coordenação das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Além disso, o “Dicionário de História da Independência do Brasil: conceitos, temas e protagonistas”, organizado por Cecília Helena Oliveira e João Paulo Pimenta e promovida pela Biblioteca Mindlin (BBM) da USP, incluirá 773 verbetes produzidos por 272 autores – maioritariamente brasileiros, com alguma participação portuguesa. O documento abordará temas políticos, sociais e culturais desde a América portuguesa até a estrutura do estado brasileiro.

O documentário “O Triunfo do Saber” também faz parte das iniciativas que celebram a data. A obra de 60 minutos aborda a travessia do Atlântico Sul (TAAS) num hidroavião, realizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, em celebração aos 100 anos da Independência do Brasil. O documentário é da Produtora Mandala, Produções e Comunicação e conta com o apoio da RTP1 e RTP Internacional.

Ígor Lopes, com Beatriz Hermínio

Artigo Anterior

Mais uma edição do Douro Green Fest no último fim-de-semana de Agosto

Próximo Artigo

Espadanedo: POLI FEST já no próximo fim-de-semana

Artigos Relacionados!

“Mais Lusofonia” terá apoio de autoridades e entidades portuguesas e internacionais
Política

“Mais Lusofonia” terá apoio de autoridades e entidades portuguesas e internacionais

Brasil integra lista de países com mais candidaturas apresentadas pelos emigrantes
Política

Brasil integra lista de países com mais candidaturas apresentadas pelos emigrantes

“Há um princípio constante: elevar e desenvolver Armamar”, explicou Augusto Azevedo
Política

“Há um princípio constante: elevar e desenvolver Armamar”, explicou Augusto Azevedo

Brasil entre os países com o maior número de participantes presentes no PNAID 2022
Política

Brasil entre os países com o maior número de participantes presentes no PNAID 2022

Moçambique: Pedro Ramos participou em Fórum internacional em Maputo
Política

Moçambique: Pedro Ramos participou em Fórum internacional em Maputo

Paulo Porto Fernandes recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Política

Paulo Porto Fernandes recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Próximo Artigo
Espadanedo: POLI FEST já no próximo fim-de-semana

Espadanedo: POLI FEST já no próximo fim-de-semana

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − sixteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias!

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de março

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de março

Equipa da Adc Cj Clark brilhou em Avis no Campeonato Nacional De Corta Mato – Curto

Equipa da Adc Cj Clark brilhou em Avis no Campeonato Nacional De Corta Mato – Curto

Morreu Rui Nabeiro

Morreu Rui Nabeiro

18 de março, no Espaço Montemuro – Serões na Serra: “DESUMANIZAÇÃO” – Teatro Art’Imagem

18 de março, no Espaço Montemuro – Serões na Serra: “DESUMANIZAÇÃO” – Teatro Art’Imagem

Tentativa de suicídio em Entre-os Rios evitada por Bombeiro

Tentativa de suicídio em Entre-os Rios evitada por Bombeiro

Artigos Recentes

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de março

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de março

Equipa da Adc Cj Clark brilhou em Avis no Campeonato Nacional De Corta Mato – Curto

Equipa da Adc Cj Clark brilhou em Avis no Campeonato Nacional De Corta Mato – Curto

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In