Logo paivense
Logo paivense

População receia movimento de rochedos no Baixo Concelho após passagem da tempestade ANA

Vários populares do baixo concelho estão preocupados com a situação de possíveis movimentações de rochedos no Baixo Concelho, após a passagem da tempestade Ana por portugal.

João Teixeira, morador em Oliveira do Arda, afirma que se “há receio por parte da população que haja movimentos dos rochedos após a passagem da tempestade Ana por Castelo de Paiva, e até ao momento “não houve quem falasse oficialmente do assunto nem informar a população do real perigo da situação”.

Também Andreia Silva, moradora no Baixo Concelho, publicou no dia 10 de dezembro no seu facebook que “a serra de São Domingos está em perigo por causa dos calhaus”. “A GNR veio a minha casa [no madrugada em que a tempestade ANA passou por Portugal] e disse para sairmos de casa e irmos para o pavilhão da Raiva”, acrescentou a mesma fonte.

Perante a manifestação de preocupação por parte da população, João Teixeira enviou um e-mail ao secretário de estado da proteção civil, José Artur Tavares Neves, onde solicitou “uma rápida informação à população do perigo dos mesmos e quais serão as ordens de trabalhos para solucionar esta situação que está a causar o desconforto, insegurança, desassossego e a intranquilidade   na população em geral de Oliveira do Arda e, mais concretamente, os habitantes de cerca de 50/70 casas de habitação.”

O chefe de gabinete do secretário de estado, Adelino Mendes, veio comunicar, no dia 19, que “está a ser planeada uma intervenção de consolidação coordenada pelo Município de Castelo de Paiva e comparticipada com fundos comunitários”.