Respirar pode até parecer um ato simples e automático e sendo uma peça de ordem da natureza humano, mas especialistas alertam que a forma como fazemos isso pode impactar diretamente nossa saúde física e mental.
A respiração é o pilar da construção da base de vários cuidados fundamentais para a saúde física e mental e é utilizada há muito tempo por técnicas milenares, como o Yoga.
Técnicas milenares e a respiração
A prática do Yoga já coloca a respiração no centro do equilíbrio humano há milênios atrás através de uma técnica específica chamada de “pranayama” que versa pelo controle respiratório dos praticantes, e a ciência moderna cada vez mais confirma a importância de ter cuidados com a respiração para a construção de uma saúde integral fortalecida.
“O Yoga já ensina isso há milhares de anos e essa técnica continua muito atual, agora fortalecida por vários estudos científicos que comprovam a sua importância. A respiração dita o ritmo da nossa vida e da nossa mente, entendê-la e controlá-la é fundamental”, explica Francisco Kaiut, professor de Yoga e fundador do Método Kaiut Yoga.
A respiração dita o nosso ritmo
Respirações curtas e/ou agitadas estão diretamente relacionadas ao surgimento de estresse e desenvolvimento da ansiedade ao longo do tempo, da mesma forma que padrões mais profundos e conscientes de respiração favorecem a concentração e reduzem a pressão arterial.
“Incorporar técnicas respiratórias ao cotidiano, dentro e fora do tapete de Yoga, isso ajuda a transformar a maneira como lidamos com desafios diários, trazendo mais clareza e equilíbrio à vida”, explica Francisco Kaiut.


