Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Os incêndios florestais alteram o canto dos pássaros
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Os incêndios florestais alteram o canto dos pássaros

CiênciaIncêndios

Os incêndios florestais alteram o canto dos pássaros

Last updated: 20 Junho, 2020 21:00
Redação
Share
SHARE

Anne Worner / Foter

Um novo estudo sugere que violentos incêndios florestais alteram os tipos de canto dos pássaros que vivem nas florestas.

O canto dos pássaros foi proposto como uma medida para entender como é mantida a biodiversidade dentro de uma comunidade ecológica. A toutinegra do eremita (Setophaga occidentalis), por exemplo, tem um canto muito peculiar para atrair parceiros, que contrasta com o canto que estes pássaros utilizam para defender territórios.

Segundo o EurekAlert, uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford gravou o canto de 1.588 machos em 101 locais de estudo no estado norte-americano da Califórnia entre 2009 e 2014.

A equipa classificou os cantos em 35 dialetos diferentes e analisou os efeitos da história recente de incêndios florestais em escala local, a quantidade de habitat para reprodução em escala regional e a distância entre territórios, de forma a examinar os fatores envolvidos na diversidade dos cantos dos pássaros.

De acordo com a investigação, os dialetos tendem a ser isolados entre si em diferentes tipos de floresta. Mas, por outro lado, a diversidade de músicas locais aumenta com a quantidade de fogo local e habitat regional.

Usando uma análise longitudinal de dados adicionais de dez áreas de estudo revisitadas em 2019, os investigadores mostraram que a estrutura do canto começou a mudar desde as visitas iniciais 5 a 10 anos antes, e que a diversidade de formas de música aumentou em locais que haviam sido queimados pelo fogo entre as visitas.

Os resultados sugerem, assim, que os incêndios florestais, os efeitos em massa da dispersão de pássaros que cantam formas de canto rivais e o tempo interrompem a uniformidade dos cantos a nível local. O artigo científico foi recentemente publicado na The Auk: Ornithological Advances.

TAGGED:ANIMAISCiência & SaúdeDestaqueincêndios
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Uma pequena empresa está a planear silenciosamente uma missão lunar no próximo ano
Next Article Piscina Municipal do Castelo reabre amanhã
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Quatro dicas da neurociência para carregar o cérebro de energia através da musculação em Castelo de Paiva

Os cientistas que estudam o sistema nervoso revelam agora que o treino de força é um excelente medicamento natural para…

Jovem de 19 anos encontrado morto no rio Douro após mergulho com amigos no Porto

Corpo foi localizado cerca de uma hora depois do desaparecimento, junto ao…

Pais relatam número alarmante de crianças e bebés doentes na região e apontam o adenovírus como causa

Moradores que recorreram aos serviços de saúde com os filhos descrevem salas…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?