Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Só 14% das empresas portuguesas pagam a tempo aos fornecedores
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Só 14% das empresas portuguesas pagam a tempo aos fornecedores

Economia

Só 14% das empresas portuguesas pagam a tempo aos fornecedores

Last updated: 5 Agosto, 2019 13:30
Redação
Share
SHARE

gaf.arq / Flickr

As construtoras e as empresas agrícolas e de outros recursos naturais são os piores pagadores, com prazos acima de cem dias. Já o setor da Energia e Ambiente e alojamento e restauração são os que pagam mais cedo.

De acordo com a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, as empresas portuguesas demoram, em média, 71 dias a pagar aos fornecedores, ou seja, bem mais do que os 60 dias estabelecidos na lei. Segundo o matutino, só 14% das empresas pagam a tempo e horas.

Dados do estudo “Como compram as empresas em Portugal”, realizado pela Informa D&B, revelam que quanto maior a empresa, menos tempo demora a pagar: 59 dias para as grandes empresas; 74 para as médias; 79 no caso das pequenas e 92 dias nas microempresas.

As construtoras são as piores pagadoras, com prazos médios de 131 dias. Pelo contrário, as empresas de energia e ambiente levam apenas 39 dias a liquidar as faturas.

O estudo não inclui nem a banca nem os seguros. Ainda assim, a consultora dá conta de que as entidades empresariais sediadas em Portugal compram 255 mil milhões de euros em bens e serviços, valor que corresponde a 77% do seu volume de negócios e a quase 140% do produto interno bruto.

Mas, segundo a Informa D&B, as empresas de capital estrangeiro “também dinamizam o tecido empresarial nacional”. Dos 76 mil milhões de euros de compras que as empresas de capital estrangeiro fazem ao ano, cerca de 59% são encomendas a fornecedores nacionais – quase 45 mil milhões de euros.

Contudo, a maioria das compras entre empresas “não são feitas a pronto pagamento“, implicando risco associado. A Informa D&B estima que estejam por liquidar 50 mil milhões de euros.

Para avaliar o risco comercial, a consultora desenvolveu dois modelos que classifica de risco de failure e de risco de delinquency. Enquanto que o primeiro avalia a probabilidade de, nos próximos 12 meses, uma entidade cessar a atividade sem liquidar as suas dívidas; o segundo analisa a probabilidade de, no mesmo prazo, a empresa se atrasar nos pagamentos em mais de 90 dias a pelo menos um dos seus credores.

O estudo concluiu que 72% das empresas têm um risco de failure “mínimo ou reduzido”. Já quanto ao risco de atraso, são mais de 50 mil as empresas que registam um “risco elevado ou médio-alto”, correspondentes a 35 mil milhões de euros.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaempresasNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Resolução do BES já custou mais de 5.000 milhões ao Estado. Cinco anos depois, “ninguém foi preso ou julgado”
Next Article Em 7 anos, o Fisco pagou 516 milhões de euros em prémios a funcionários
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?