Logo paivense
Logo paivense

FC Porto defende liderança da I Liga em Paços de Ferreira, Benfica recebe Aves

O líder invicto FC Porto defende no domingo a liderança da I Liga portuguesa de futebol em Paços de Ferreira, enquanto o Benfica, segundo a cinco pontos, tenta aproximar-se no sábado, na receção ao Desportivo das Aves.

Numa luta pelo título reduzida a dois, depois de o Sporting perder no Dragão (2-1) e ficar a oito pontos do primeiro lugar, o conjunto de Rui Vitória é o primeiro a entrar em campo na 26.ª jornada, tentado reduzir, provisoriamente, a desvantagem.

Os ‘encarnados’, que venceram os últimos cinco jogos e oito dos derradeiros nove, jogam com o 13.º colocado na Luz, onde somam 11 vitórias e um empate, com o Sporting (1-1), com 40 golos marcados e cinco sofridos (17-1 nos últimos quatro).

Sem Pizzi, que forçou o quinto amarelo face ao Marítimo (5-0) para ‘limpar’ a folha disciplinar, Rui Vitória não poderá repetir o ‘onze’ dos derradeiros quatro jogos, com Samaris e João Carvalho a perfilarem-se como os mais prováveis substitutos do ‘21’.

De resto, e numa altura em que são bem maiores os problemas fora do campo do que com a equipa de futebol, tudo se deverá manter, num coletivo que tem tido no brasileiro Jonas, já autor de 30 golos, a sua grande referência.

Pela frente, o Benfica vai ter um conjunto que, sob o comando de José Mota, atravessa o melhor período da época, somando três triunfos e dois empates nas últimas cinco rondas, que lhe valeram saltar do 18.º e último para o 13.º posto.

Em reduto alheio, o Desportivo das Aves pontuou na maioria das vezes, somando três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com o quinto melhor ataque, com 15 golos marcados.

Os ‘encarnados’ são, porém, claramente favoritos para ficarem, provisoriamente, a dois pontos do FC Porto, que, no domingo, recebe o Paços de Ferreira, formação que na última ronda caiu para zona de despromoção, no 17.º lugar.

Os ‘dragões’, ainda sem derrotas (21 vitórias e quatro empates), ganharam os últimos seis jogos e 11 dos derradeiros 12, apresentando-se na Mata Real sem grande desgaste, depois de um jogo ‘tranquilo’ em Liverpool (0-0), na terça-feira.

O maior problema dos portistas são as baixas, a última das quais o avançado maliano Marega, melhor marcador dos ‘dragões’ no campeonato (19 golos), que se lesionou face aos ‘leões’, juntando-se a Soares, Alex Telles e Danilo.

Com os reforços de inverno, o treinador Sérgio Conceição tem, porém, soluções de qualidade para manter a equipa na senda das vitórias, sendo que, em reduto alheio, são já nove, mais três empates, em 12 encontros.

Quanto ao Paços de Ferreira, está no pior momento da época, com cinco derrotas consecutivas – que fizeram cair a equipa do 13.º para o 17º lugar -, duas delas em casa, onde soma quatro vitórias, quatro empates e quatro desaires.

No terceiro posto, a oito pontos do FC Porto e três do Benfica, segue o Sporting, que perdeu o ‘comboio’ do título e agora terá como objetivo principal chegar ao segundo lugar, último de acesso à Liga dos Campeões (terceira pré-eliminatória).

Os ‘leões’, que perderam dois dos últimos cinco encontros e já cederam 12 pontos fora (três empates e duas derrotas), deslocam-se na segunda-feira ao reduto do Desportivo de Chaves, que só perdeu três vezes em casa, com FC Porto, Benfica e Feirense.

A ronda abre na sexta-feira, com o Sporting de Braga à procura do quinto triunfo consecutivo na receção ao Moreirense, 16.º colocado, que deixará os ‘arsenalistas’, à condição, a um escasso ponto dos comandados de Jorge Jesus.

No sábado, e além do jogo da Luz, o Rio Ave, com apenas quatro pontos somados nas últimas seis rondas, é anfitrião do Feirense, que vem de um 3-0 ao Boavista, enquanto os ‘axadrezados’ recebem o lanterna-vermelha Estoril, a zero nas últimas quatro rondas.

O jogo da Mata Real fecha o programa de domingo, que arranca com um Portimonense-Vitória de Guimarães, equipas tranquilas, mas em crise de resultados, e prossegue com o Marítimo-Vitória de Setúbal e o Belenenses-Tondela.

Programa da 26.ª jornada:

– Sexta-feira, 09 mar:

Sporting de Braga – Moreirense, 20:30

– Sábado, 10 mar:

Rio Ave – Feirense, 16:00

Benfica – Desportivo das Aves, 18:15 (BTV)

Boavista – Estoril-Praia, 20:30

– Domingo, 11 mar:

Portimonense – Vitória de Guimarães, 11:45

Marítimo – Vitória de Setúbal, 16:00

Belenenses – Tondela, 18:00

Paços de Ferreira – FC Porto, 20:15

– Segunda-feira, 12 mar:

Desportivo de Chaves – Sporting, 19:00