Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Estados Unidos ameaçam Europa com mais taxas alfandegárias
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Estados Unidos ameaçam Europa com mais taxas alfandegárias

EconomiaMundo

Estados Unidos ameaçam Europa com mais taxas alfandegárias

Last updated: 9 Abril, 2019 12:50
Redação
Share
SHARE

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta segunda-feira, os Estados Unidos ameaçaram penalizar com taxas alfandegárias mais elevadas 11 mil milhões de dólares de importações provenientes da União Europeia.

Numa retaliação ao que Washington diz serem os apoios públicos ilegais dados pela Europa à construtora aeronáutica Airbus, os Estados Unidos ameaçaram, esta segunda-feira à noite, penalizar com taxas alfandegárias mais elevadas 11 mil milhões de dólares de importações provenientes da União Europeia.

O anúncio foi feito na véspera de um encontro de alto nível em Bruxelas entre a União Europeia e a China, em que o comércio internacional será o tema em cima da mesa, com os mercados ainda à espera que a China e os Estados Unidos cheguem a um acordo que reduza o risco de uma guerra comercial.

Robert Lighthizer, representante norte-americano para o comércio internacional, anunciou que irá dar início a um processo na Organização Mundial do Comércio contra a União Europeia de retaliação contra as ajudas públicas dadas à Airbus e que causaram “efeitos adversos aos Estados Unidos”.

Na lista de produtos que constituem 11 mil milhões de dólares das importações norte-americanas provenientes da União Europeia estão bens relacionados com a indústria aeroespacial (aviões, helicópteros e suas componentes) e diversos produtos alimentares (vinhos, azeites e queijos).

Segundo o Público, as discussões entre os EUA e a UE sobre as ajudas à indústria aeroespacial duram já há 14 anos. Os Estados Unidos queixam-se dos subsídios concedidos pelos países europeus à Airbus e a UE queixa-se das ajudas recebidas pela Boeing por via de benefícios fiscais nos EUA.

Ambas as partes abriram processos na Organização Mundial do Comércio, tendo-se vindo a assistir a longas discussões, sem que se tenha chegado a conclusões definitivas. Até hoje, altura em que, segundo Lighthizer, “chegou o tempo da ação”.

Segundo o representante, o objetivo dos EUA é “chegar a acordo com a UE“, acabando “com todos os subsídios inconsistentes com as regras da OMC”. “Quando a UE acabar com estes subsídios, as taxas alfandegárias adicionais impostas podem ser levantadas.”

Se estas sanções económicas avançarem, Portugal poderá vir a sr prejudicado, já que os Estados Unidos são o principal parceiro comercial português fora da União Europeia e o quinto a nível global, com as exportações nacionais a cresceram de 3,4 mil milhões de euros em 2013 para 4,66 mil milhões de euros em 2017, o que representa um aumento de 8,6% em cinco anos, adianta o Dinheiro Vivo.

As maiores empresas nacionais exportadoras para os EUA são a Amorim, Petróleos de Portugal, Bosch, Browning Viana, Continental, Hovione, IKEA Portugal, Navigator e Netsjets Transportes Aéreos. Entre os maiores investidores nacionais no mercado norte-americano estão a EDP Renováveis, Hovione, grupo Amorim, Portucel e o grupo Pestana.

Fonte: ZAP

TAGGED:ComércioDestaqueEconomiaEUAEuropaMundoPolítica Internacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Centros cortaram subsídios de desemprego a quase 4.000 pessoas
Next Article Gestores das maiores empresas ganham 52 vezes mais do que os seus trabalhadores
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando o forte espírito associativo do município. A autarquia…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?